Dicas

Vacina da Febre Amarela

27 set 2019 • por Thais Lazzaro • 0 Comentários
Ter um certificado internacional de vacinação contra febre amarela é tão fundamental quanto ter um passaporte válido !

É obrigatória para quem irá viajar?

Devido ao aumentos dos casos de febre amarela no Brasil, diversos países passaram a exigir certificado de vacinação de viajantes brasileiros, não só como destino final, mas também para algumas conexões de vôos.

A lógica da exigência da vacina é a seguinte. Todo país situado em latitude tropical ou subtropical, que tenha área de floresta onde proliferem mosquitos transmissores, corre o risco de ver surgir um surto de febre amarela. Todos querem se defender disso.

Como o Brasil está vivendo recentemente um surto de febre amarela entre o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o sinal de alerta acendeu em vários países tropicais.


Atualmente, para brasileiros, ter um certificado internacional de vacinação contra febre amarela é tão fundamental quanto ter um passaporte válido

Só são aceitos certificados internacionais emitidos até pelo menos 10 dias antes do embarque.

Veja como emitir presencialmente:
• Tome sua vacina num posto do SUS; você receberá seu certificado nacional
• Com a vacina tomada, faça pré-cadastro para o certificado internacional no site da Anvisa
• Com o pré-cadastro feito, procure um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa para emitir seu certificado internacional
• Em alguns postos de Vacinação do SUS ou particulares você já consegue emitir o certificado internacional, veja a lista do site da Anvisa.

Como emitir Online:
Agora você consegue solicitar o certificado pela internet e imprimi-lo em qualquer lugar do mundo. Para fazer a requisição, basta se cadastrar no Portal de Serviços, usando seu número de CPF e um e-mail.

Então, o usuário deve encaminhar, pelo formulário do site, uma foto ou um arquivo digitalizado do RG e do comprovante nacional de vacinação (é a carteirinha que o pessoal do posto de saúde entrega após você receber sua dose contra a febre amarela)

Aí, uma equipe da Anvisa analisa o processo e, se aprovado, envia uma mensagem por e-mail, em até cinco dias úteis. Pronto: é só imprimir o cartão e assinar no local indicado.

Se você precisar da segunda via, pode acessar o Portal de Serviços e imprimi-la novamente sempre que necessário.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post